A cidadania portuguesa não caduca, não expira e não precisa ser renovada ao longo da vida. Uma vez que o cidadão tem o reconhecimento oficial por parte do governo português, esse status é vitalício e permanente. Isso significa que não importa se você mora fora de Portugal, não vota ou não utiliza os serviços públicos do país, você continuará sendo considerado cidadão português.
Essa característica é válida tanto para quem obtém a cidadania por descendência, quanto por naturalização, casamento ou tempo de residência. Em todos esses casos, o cidadão passa a ter os mesmos direitos e deveres de qualquer outro português. A única diferença é que o documento físico, como o passaporte ou o cartão cidadão, tem prazos de validade e precisa ser renovado periodicamente.
O passaporte português, por exemplo, costuma ter validade de cinco a dez anos, dependendo da sua idade no momento da emissão. Quando ele vence, você precisa renová-lo para continuar usando como documento de viagem. Porém, a perda do passaporte não significa perda da cidadania. O mesmo vale para o cartão cidadão, que também tem vencimento, mas não interfere no seu status de cidadão.
A única situação em que a cidadania pode ser cancelada é em caso de renúncia voluntária. Ou seja, se você declarar formalmente ao governo português que deseja deixar de ser cidadão, isso será aceito após uma análise do motivo. Essa situação é extremamente rara e geralmente ocorre quando o país de residência do cidadão não permite dupla cidadania.
Também pode haver perda da cidadania em casos excepcionais, como quando se descobre fraude no processo de concessão. Se a pessoa conseguiu o reconhecimento com base em documentos falsos, dados incorretos ou informações fraudulentas, o governo português pode anular a cidadania. Mas fora isso, o direito é definitivo.
Portanto, se você obteve sua cidadania portuguesa de forma legal, não precisa se preocupar com prazos de validade. O status de cidadão é permanente e só muda se você quiser abrir mão dele o que quase nunca acontece, já que o passaporte português é um dos mais valorizados do mundo.